wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Tecido Muscular

Busca

O tecido muscular é constituído por células especializadas em contrações e relacionam-se com a locomoção e movimento corporal tanto voluntário quanto involuntário

muscular2

 

As células do tecido muscular são alongadas, podem ser multinucleadas e são ricas em proteínas contráteis, miosina e actina. Essas proteínas formam filamentos que, utilizando energia da quebra de ATP, contraem-se e deslizam sobre si mesmas, permitindo o movimento.  É um tecido altamente vascularizado, consumidor de energia e produtor de calor.

musculo

Chamamos as células musculares alongadas de fibras musculares ou miócitos. Quando um músculo sofre estímulo, os filamentos de actina deslizam sobre os de miosina, permitindo o encurtamento das células e a contração muscular. As estruturas das células musculares têm nomes diferentes. A membrana celular é chamada de sarcolema; o citoplasma de sarcoplasma; e o retículo endoplasmáticos é o retículo sarcoplasmático.

Existem diferentes tipos de tecido muscular: o estriado esquelético, estriado cardíaco e liso.

musculo estriado

O músculo estriado esquelético é o mais abundante. É a musculatura associada ao esqueleto pelos tendões, daí o nome "esquelético". A contração desse tecido é voluntária e é responsável pelas nossas atividades diárias como andar, correr, segurar coisas, etc. A contração é rápida, forte e voluntária, ou seja, depende de um comando central, da vontade.

musesqCorte longitudinal de músculo estriado esquelético

As células musculares esqueléticas são cilíndricas e muito longas (podem chegar a 30cm) e são muito ricas em miosina e actina, chamados de miofibrilas um conjunto dessas proteínas. Observando esse tecido no microscópio pode-se notar a presença de muitos núcleos por células, além de estrias transversais devidas à superposição de áreas mais densas das miofibrilas.

O músculo estriado cardíaco é encontrado apenas no coração. Suas células também são longas, cilíndrias e estriadas. As células são conectadas por discos intercalares. Graças a isso, a contração do músculo cardíaco é uniforme, o que é essencial para seu bom funcionamento.

musccard
Músculo cardíaco. As setas indicam os discos intercalares

A contração deste músculo é rápida, forte e involuntária, ou seja, não depende de nossa vontade. Além disso é contínua, pois uma contração desencadeia outra, e assim sucessivamente.

O músculo liso é encontrado nos órgãos internos e é responsável pelos movimentos realizados por eles, como peristaltismo, contrações, etc. Também é o tecido encontrado na parede dos vasos sanguíneos, onde ajudam a regular a pressão sanguínea.

As células desse músculo são fusiformes (afiladas nas extremidades) e possuem apenas um núcleo central. Além disso, elas não apresentam as estrias transversais, ou seja, não é estriada, e elas se organizam em aglomerados. A contração é lenta, fraca e involuntária.

celelisaCélulas musculares lisas em corte transversal e longitudinal

Assine nosso jornal mensal!