wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Tecido Epitelial

Busca

O tecido epitelial ou epitélio, desempenha várias funções. Ele reveste e protege as superfícies internas e externas do nosso corpo, absorve e secreta substâncias e capta estímulos sensoriais. Suas células são justapostas e praticamente não existe espaço intercelular. Além disso, não existem vasos sanguíneos no interior do epitélio, por isso é chamado de avascular. As células se alimentam por difusão através de capilares sanguíneos diretamente ligados à elas. Para isso, existe uma membrana basal, que permite essa troca.
Existem dois tipos de epitélios: o de revestimento e o glandular.
     
Epitélio de Revetimento    

O tecido de revestimento cobre as superfícies externas e internas do corpo, como a pele e o interior de um órgão. O epitélio de revestimento é dividido conforme o seu número de camadas.

O epitélio simples é constituído por uma única camada celular. O estratificado apresenta duas ou mais camadas. O pseudoestratificado é um epitélio simples com células de diversos tamanhos, dando a impressão de estratificação.

O epitélio dos nossos órgãos apresentam apenas uma camada de células, para sua capacidade de absorção ser amplificada. Já o epitélio da nossa pele é formada por várias camadas, para maior proteção contra atritos e micro-organismos.

 
cubico-simplesEpitélio simples estratificEpitélio estratificado pseudoestratEpitélio pseudoestratificado
     
Epitélio Glandular    

O epitélio glandular se encontra nas glândulas, que produzem e secretam substâncias variadas, como hormônios e enzimas. As glândulas podem ser exócrinas, quando possuem um ducto para sua eliminação, e endócrinas quando não possuem ducto. Existe outro tipo de glândula, chamada de mista ou anfícrina, que apresenta propriedades de ambas, por exemplo, o fígado.

Também podemos classificar o epitélio pelo formato de suas células. As células podem ser pavimentosas, cúbicas ou cilíndricas / prismáticas. Veja a seguir os tipos de epitélio de acordo com seu número de camadas e forma das células.

 
Epitélio pavimentoso simples, que é encontrado revestindo superfícies envolvidas no transporte passivo de gases e líquidos, como a superfície pulmonar, os capilares sanguíneos e o coração.
O epitélio cúbico simples reveste externamente o ovário.
 pavimentoso-simples
   
O epitélio cilíndrico (ou prismático) simples é de superfícies intensamente absorventes, como o intestino delgado e grosso, e superfícies secretoras, como o estômago e vesícula biliar. cilindrico-simles
Já o epitélio cilíndrico ciliado simples é encontrado no aparelho genital feminino.
     
O epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado, que é encontrado na cavidade oral, faringe, esôfago, canal anal e vagina. São locais sujeitos à abrasão mecânica e são mantidos úmidos por secreções locais. estratific
O epitélio pavimentoso estratificado queratinizado constituí a superfície da pele.
O epitélio cúbico estratificado é encontrado revestindo canais excretores de glândulas exócrinas, como as glândulas salivares, o pâncreas e as glândulas sudoríparas. 
O epitélio cilíndrico, ou prismático estratificado reveste a conjuntiva do olho e sua função é de proteção. 
Existe um terceiro tipo de epitélio que é especializado para sofrer distensões e resistir à toxidade da urina, o epitélio de transição, que é encontrado quase que unicamente nas vias urinárias de mamíferos. É assim chamado pois quando distendido aparece com uma ou três camadas celulares e quando vazio parece ter quatro ou cinco camadas, variando entre cúbico e pavimentoso. transicao
     

Vídeo aula:

Assine nosso jornal mensal!