wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Tecido Conjuntivo

Busca

Os tecidos conjuntivos são responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo. Moléculas (matriz) atuam dando suporte ao corpo ligando células e órgãos.
Estruturalmente, os componentes do tecido conjuntivo podem ser divididos em: células, fibras e substância fundamental. E diferente dos outros tipos de tecidos (epitelial, muscular e nervoso), que são formados principalmente por células, o principal constituinte do tecido conjuntivo é a matriz extracelular. É através da matriz que nutrientes e catabólitos são trocados entre as células e seu suprimento sanguíneo.


As matrizes extracelulares consistem em diferentes combinações de proteínas fibrosas e substância fundamental. Substância fundamental é um complexo viscoso e altamente hidrofílico de macromoléculas aniônicas (glicosaminoglicanos e proteoglicanos) e glicoproteínas multiadesivas (laminina, fibronectina, etc.) que se ligam a proteínas receptoras (integrinas) da superfície de células e a outros componentes da matriz, fornecendo rigidez à matriz.


Além da evidente função estrutural, a grande variedade de moléculas do tecido conjuntivo desempenham diversos outros papéis biológicos, como, o de ser importante reserva para hormônios que controlam o crescimento e a diferenciação celular.


Variações na composição e quantidade de seus três componentes (células, fibras e substância amorfa) promovem uma ampla variedade de tecidos conjuntivos. As fibras constituem os tendões, cápsulas de órgãos e as meninges, e são predominantemente compostas de colágeno. As fibras também constituem as trabéculas e formam os estromas (tecidos de sustentação) dos órgãos.
Os tecidos conjuntivos se originam do mesênquima, que é um tecido embrionário formado por células alongadas originado a partir do folheto embrionário intermediário, o mesoderma.

     

Células do Tecido Conjuntivo

Fibroblastos

   

Os fibroblastos sintetizam colágeno e elastina e componentes da matriz extracelular. Essas células também estão envolvidas na produção de fatores de crescimento, que controlam o crescimento e a diferenciação celular. Os fibroblastos são as células mais comuns do tecido conjuntivo.

Na imagem ao lado três fibroblastos estão apontados pelas setas. Eles são ovóides, apresentam um grande núcleo e prolongamentos.

  tecconjun1 
     

Macrófagos

   

Os macrófagos apresentam grande capacidade de fagocitose, por isso possuem muitos lisossomos, um Golgi bem desenvolvido e um retículo rugoso proeminente.

Os macrófagos produzem citocinas e outras moléculas envolvidas na inflamação (defesa), processamento e apresentação de antígenos (corpos estranhos).

Na imagem os vemos bem destacados, pois devido sua grande capacidade de fagocitose, eles fagocitam os grânulos do pigmento injetado e ficam super coloridos.

 
     

Mastócitos

   

Os mastócitos produzem histamina, que colabora nas reações imunes e tem papel fundamental na inflamação, reações alérgicas e expulsão de parasitas.

 
     

Plasmócitos

   

Os plasmócitos produzem anticorpos que atuam na defesa do organismo.

São facilmente diferenciados a nível microscópico pelo seu núcleo diferente. Sua fina cromatina se posiciona em grumos ao redor da carioteca e em imagens microscópicas lembram rodas de carroça.

   tecconjun4
     

Células Adiposas - Adipócitos

   

Estocam gorduras para a reserva energética.

     

Tipos de Tecidos Conjuntivos

Tecido Conjuntivo Frouxo

   

O tecido conjuntivo frouxo suporta estruturas normalmente sujeitas a pressão e atritos pequenos. É um tecido conjuntivo muito comum que preenche espaços entre grupos de células musculares, suporta células epiteliais e forma camadas em torno dos vasos sanguíneos. Também está presente na derme, na hipoderme, mucosas e glândulas.

O tecido conjuntivo frouxo contém todos os elementos estruturais típicos do tecido conjuntivo, onde os fibroblastos e os macrófagos são mais numerosos. Também é delicado, flexível e bem vascularizado.

 

   

Tecido Conjuntivo Denso

 

Oferece resistência e proteção aos tecidos. Apresenta menos células que o tecido conjuntivo frouxo, no entanto existe uma clara predominância de fibras colágenas. O tecido conjuntivo denso é menos flexível e mais resistente à tensão que o conjuntivo frouxo. Quando as fibras são organizadas em feixes sem orientação definida, o tecido chama-se denso não modelado. Quando as fibras são paralelas e alinhadas com os fibroblastos, é chamado denso modelado.

O tecido conjuntivo denso modelado é encontrado nos tendões, enquanto o não-modelado na derme.

 
 tecconjun6
Tecido Conjuntivo Denso Não Modelado
   
Tecido Conjuntivo Denso Não Modelado
     

O Tecido Adiposo

   

O tecido adiposo é um tipo especial de conjuntivo onde se observa predominância de células adiposas (adipócitos) e é o maior depósito corporal de energia. Além do papel energético, o tecido adiposo tem outras funções, como modelas a superfícies corporal, sendo em parte responsável pelas diferenças de contorno entre o corpo da mulher e do homem. Forma também coxins absorventes de choques, nas palmas da mão e na planta dos pés. Como as gorduras são más condutoras de calor, o tecido adiposo contribui para o isolamento térmico do organismo. Além disso, preenche espaços entre outros tecidos e tem atividade secretora.

A vascularização do tecido adiposo é muito abundante, quando se considera a pequena quantidade de citoplasma funcionante.

   tecconj8
     

Tecido Cartilaginoso

   

É uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida que oferece suporte a tecidos moles, reveste superfícies articulares e musculares e facilita o deslizamento dos ossos nas articulações.

Seus principais constituintes são os condrócitos e a matriz. Os condrócitos ficam em lacunas da matriz, que pode conter um ou mais condrócitos.

O tecido cartilaginoso não possui vasos sanguíneos, sendo nutrido pelos capilares do conjuntivo envolvente ou pelo líquido sinovial das cavidades. O tecido cartilaginosos também é desprovido de vasos linfáticos e de nervos.

É o principal constituinte dos ossos no feto e no recém-nascido, diferenciando-se em tecido ósseo mais tarde.

   tecconj9
     

Tecido Ósseo

   

O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células e material extracelular calcificado, a matriz óssea.

Constitui os ossos, o principal constituinte do esqueleto. Dá suporte ao corpo, protege os órgãos e apoia os músculos esqueléticos proporcionando mobilidade. Além disso, os ossos funcionam como depósito de cálcio, fosfato e outros íons, armazenando-os ou liberando-os controladamente, mantendo a concentração desses íons nos líquidos corporais.

   tecconj10Células do osso - osteócitos

Assine nosso jornal mensal!