wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Sistema Respiratório - Introdução

Busca

O sistema respiratório oxigena o sangue vindo do corpo e remove o gás carbônico e outras substâncias derivadas do metabolismo celular atuam em conjunto com o sistema circulatório.

O sistema respiratório é formado pelo nariz, cavidade do nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e os pulmões.

Nariz e Cavidade  

As cavidades pelas quais o ar entra no sistema respiratório são chamadas de fossas nasais e elas são separadas pela cartilagem do septo, formando o septo nasal. Os pêlos no interior do nariz funcionam como filtros retendo a entrada de partículas estranhas. Além disso, estão presentes células ciliadas produtoras de muco e células com função olfativa, na parte superior. Nessa região o ar passa por um aquecimento prévio.

olfato

   

Faringe

A faringe faz parte dos sistemas digestório e respiratório. Ela se conecta com o ouvido médio pelas tubas auditivas, com a laringe e com o esôfago.

   

Laringe

A laringe conecta a faringe e a traquéia. É na laringe que fica a epiglote, uma estrutura de cartilagem que desvia os alimentos da via respiratória. Quando ocorre de alimento passar para a traquéia, o mesmo é expelido por tosses. O fato de a epiglote fechar o esôfago para respirarmos e fechar a traquéia quando engolimos é o motivo de não conseguirmos respirar quando estamos engolindo.

Na laringe também encontramos as cordas vocais e a glote. Na face anterior do pescoço forma-se o pomo de Adão, que é mais proeminente nos homens do que nas mulheres.

laringe
   

Traquéia

A traquéia é um túbulo reforçado por vários anéis de cartilagem que o impedem de fechar. A traquéia bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios.

Seu epitélio apresenta células secretoras e ciliadas qua ajudam a remover partículas que tenham entrado com o ar inalado.

sistema-respiratorio3sistema-respiratorio2
   

Pulmão

Os brônquios penetram nos pulmões e se ramificam várias vezes, originando os bronquíolos, que também se ramificam, fomando os bronquíolos terminais, que por sua vez originam os bronquíolos respiratórios que terminam nos alveolos pulmonares.

Bronquiolo

Os pulmões possuem uma consistência esponjosa, relacionada com a quantidade de sacos alveolares, e são revestidos por uma membrana dupla chamada pleura. Eles se apoiam sobre o diafragma, que separa o tórax do abdome e também está relacionado com os movimentos da respiração.

Assine nosso jornal mensal!