wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Sistema Nervoso - Introdução

Busca

O sistema nervoso é uma rede complexa que permite ao organismo comunicar-se com o meio ambiente. Essa rede inclui componentes sensoriais, que detectam alterações nos estímulos do ambiente, e componentes motores, que geram os movimentos corporais, a contração dos músculos cardíaco e liso, e as secreções glandulares. Os componentes do sistema nervoso recebem, armazenam e processam informações sensoriais e depois executam as respostas motoras apropriadas.

Organização do Sistema Nervoso

O sistema nervoso é composto por duas divisões: o sistema nervoso central (SNC), que inclui o encéfalo e a medula espinhal, e o sistema nervoso periférico (SNP), composto por receptores sensoriais, nervos sensoriais e gânglios. Ocorre extensa comunicação entre os dois.

A divisão sensorial, ou aferente, traz informações para dentro do sistema nervoso central, em geral, iniciando com atividades nos receptores sensoriais na periferia. Esses receptores incluem, mas não se limitam a, receptores visuais, auditivos, quimiorreceptores e os receptores somatossensoriais (tato). Então, a informação aferente é transmitida para níveis progressivamente mais elevados dentro do sistema nervoso central, e, por fim, para o córtex cerebral. A divisão motora, ou eferente, conduz informações para fora do sistema nervoso central. Essas informações eferentes resultam na contração dos músculos esqueléticos, dos músculos lisos, do músculo cardíaco ou na secreção das glândulas endócrinas e exócrinas.

O SNC inclui o encéfalo e a medula espinhal. A organização das principais estruturas do SNC é mostrada na figura a seguir.

nervoso1

As principais divisões do SNC são: a medula espinhal, o tronco encefálico (bulbo, ponte e mesencéfalo), o cerebelo, o diencéfalo (tálamo e hipotálamo) e os hemisférios cerebrais (córtex cerebral, substância branca, núcleos da base, hipocampo e amígdala).

A substância cinzenta é assim chamada por sua coloração quando vista macroscopicamente. É constituída por corpos celulares dos neurônios e células glia, além de seus prolongamentos.

A substância branca não contém corpos celulares, mas sim os prolongamentos dos neurônios e células da glia, os chamados axônios. Os axônios possuem uma camada protetora e isolante que os envolve, chamada mielina. A mielina tem aspecto esbranquiçado, por isso o nome 'subtância branca'.

Fonte: Fisiologia. Linda S. Constanzo.

Assine nosso jornal mensal!