wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Sistema Circulatório - Introdução

Busca


Assine o nosso canal! :)

O sistema circulatório apresenta duas estruturas principais, o coração, que é a bomba propulsora do sangue e os vasos sanguíneos que distribuem o sangue pelo corpo. Esse sistema tem a função de transportar elementos essenciais para o funcionamento dos tecidos, como oxigênio, gás carbônico, hormônios, células do sistema imune, entre outros.

O sistema circulatório pode ser aberto ou fechado. Também pode ser inexistente ou não verdadeiro (não contém líquido sanguíneo) em alguns seres vivos, como nos protistas, poríferos, celenterados, platelmintos e nematelmintos.

Sistema Circulatório Aberto ou Lacunar

É o sistema circulatório típico dos moluscos e artrópodes, e é chamado de aberto porque o líquido circulatório não circula totalmente dentro dos vasos. O líquido circulatório é chamado hemolinfa e não apresenta pigmentos. A hemolinfa é bombeada para cavidades do copo do animal por vasos dorsais e é coletado em lacunas e levado de volta ao coração. O coração nos artrópodes é um tubo muscular longo.

gafanhoto
   
Sistema Circulatório Fechado  

Nesse sistema circulatório todo o percurso do sangue é realizado dentro dos vasos sanguíneos. O coração é mais musculoso, há capilares, a pressão e velocidade do fluxo são maiores e permite o crescimento do corpo do animal, além de a quantidade de nutrientes transportada ser maior em menor unidade de tempo.

Esse tipo de circulação é encontrada nos anelídeos e nos vertebrados. Pode ser simples ou dupla, completa ou incompleta.

Sistema Circulatório Fechado Simples

É o tipo de sistema que ocorre nos peixes com respiração branquial. O sangue venoso (sem oxigênio) passa pelo corpo, segue pelo átrio e ventrículo, é oxigenado (sangue arterial) e passa  novamente pelo corpo.

peixe

Sistema Circulatório Fechado Duplo

Na circulação dupla, existem duas circulações, a circulação pulmonar, que oxigena o sangue, e a circulação sistêmica, na qual o sangue arterial (com oxigênio) passa pelo corpo do animal até virar sangue venoso (sem oxigênio).

Quando ocorre mistura dos dois tipos de sangue, a circulação é chamada incompleta. Quando os sangues venoso e arterial não entram em contato, é chamada de circulação completa.

circdupla

Assine nosso jornal mensal!