wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Sistema ABO

Busca

No sistema ABO existem quatro tipos de sangues: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou ausência de determinados antígenos na membrana das hemácias, os aglutinogênios, e pela presença ou ausência de outras substâncias, as aglutininas, no plasma sanguíneo.

Aglutinogênios  

Os aglutinogênios são encontrados na membrana das hemácias. Existem dois deles: A e B. São determinantes na identificação do fenótipo sanguíneo. As pessoas do grupo sanguíneo A possuem aglutiniogênio A nas hemácias e as do grupo B têm aglutinogênio B.

Grupo Sanguíneo Aglutinogênio
A A
B B
AB AB
O -

 

Aglutininas  

As aglutininas são proteínas encontradas no plasma sanguíneo e agem como anticorpos, reagindo com os aglutinogênios.

Uma pessoa com o tipo sanguíneo A possui aglutinogênio A nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma. Se receber sangue do tipo B, ou seja, que possui aglutinogênio B, as hemácias do sangue irão aglutinas, formando aglomerados de células, prejudicando a circulação sanguínea, podendo levar à morte. Isso porque os anti-B reagem com os aglutinogênio B.

Grupo Sanguíneo Aglutinogênio Aglutinina
A A anti-B
B B anti-A
AB AB -
O -

anti-A e anti-B

 

 

grupossanguineos

 

Transfusão  

Para que seja realizada uma transfusão segura, é necessário conhecer o tipo sanguíneo do doador e receptor. Por isso, o sangue do doador passa por uma série de exames antes de ser aceito para transfusões sanguíneas.

Pessoas com sangue tipo A podem receber sangue do tipo A e do tipo O, pois o tipo O não possui aglutinogênios. No entanto, não pode receber sangue do grupo B, pois as hemácias B ao entrarem na corrente sanguinea do receptor A, são imediatamente aglutinadas pelo anti-B presente.

Com isso, deve-se sempre analisar o tipo de aglutinogênio presente na hemácia do sangue doador e o tipo de aglutinina do plasma do receptor.

 trasnfusao
Indivíduos do grupo sanguíneo O podem doar sangue para qualquer um dos outros grupos, pois não apresentam nenhum aglutinogênio. Enquanto isso, indivíduos do grupo AB, podem receber de todos os outros grupos, pois não apresenta aglutininas. Por isso chamamos indivíduos do grupo O de doadores universais e os do grupo AB de receptores universais.
   
Herança  

A produção de aglutinogênios A e B são determinadas, respectivamente, pelos genes I A e I B. Um terceiro gene, chamado i, condiciona a não produção de aglutinogênios. Trata-se, portanto de um caso de alelos múltiplos. Entre os genes I A e I B há co-dominância (I A = I B), mas cada um deles domina o gene i (I A > i e I B> i). Ou seja, IA = IB > i.

Fenótipos Genótipos
A I AI A ou I Ai
B I BI B ou I Bi
AB I AI B
O ii

Assine nosso jornal mensal!