wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Protozoa

Busca

3.1.5 protozoa 4Vorticella ciliate

Os protozoários reunem mais de 80.000 organismos unicelulares (única célula) eucarióticos e constituem o reino Protista.

Embora a maioria seja indivíduo solitário, eles também aparecem em formas coloniais.  Os de vida livre ocorrem onde quer que se encontre presente umidade - no mar, em todos os tipos de água doce e no solo. Existem também espécies parasitas, comensais e mutualistas.

Organelas e Fisiologia

O corpo dos protozoários é limitado pela membrana celular. A rigidez e flexibilidade da célula depende do citoesqueleto.

As organelas locomotoras dos protozoário podem ser flagelos, os cílios ou extensões fluidas do corpo chamadas pseudópodos (pseudo = falsos, podos = pés).

A nutrição varia de fotoautotrofismo à ingestão de partículas por pinocitose ou fagocitose.

Alguns protozoários são anaeróbicos obrigatórios, ou seja, vivem em ambientes sem oxigênio. Outros podem ser anaeróbicos facultativos, utilizando o oxigênio só quando presente.

Os protozoários também osmorregulam para remover o excesso de água interna. Pode entrar água adicional através de osmose e com o alimento. A osmorregulação é obtida através de um sistema de organelas de bombeamento de água, chamado complexo vacuolar contrátil, composto por uma grande vesícula esférica, o vacúolo contrátil. Em alguns protozoários, o vacúolo pode desaparecer completamente na contração e refaz-se por meio de fusão de vesículas pequenas.

Reprodução e Ciclo de Vida

Na maioria dos protozoários ocorre reprodução assexuada por mitose. A divisão do organismo em duas ou mais células-filhas é chamada de fissão. Quando esse processo resulta em duas células-filhas semelhantes, ele é chamado de fissão binária; quando uma célula-filha é menor que a outra, o processo é chamado de brotamento. A reprodução sexuada não é universal e onde ocorre, comumente não leva diretamente à formação de novos indivíduos, ou seja, só ocorre troca de material genético. Existem muitos protozoários bem estudados nos quais nunca se registrou reprodução sexuada.

fissao

O encistamento é característico do ciclo de vida de muitos protozoários. Para formar o cisto, o protozoário secreta um envelope espesso ao redor de si mesmo e fica inativo. O cisto pode ser resistente à dessecação e baixas temperaturas, permitindo que o animal passe através de condições ambientais desfavoráveis.

Os protistas podem ser separados em flagelados (Flagellata), amebóides (Amoeba), esporozoários (Sporozoa) e ciliados (Cilliata).

protozoaDesenho esquemático de flagelado, ciliado e ameba.

Assine nosso jornal mensal!