wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Lamarckismo

Busca

O Lamarckismo foi uma hipótese elaborada, em 1809, pelo naturalista francês Jean-Baptiste de Monet Chevalier Lamarck (1744 – 1829), para explicar a evolução biológica.

Clique aqui para ler sobre a história de Lamarck.

Sua hipótese é conhecida pelo famoso caso das girafas. As girafas, que habitavam ambientes ricos em plantas herbáceas e arbustivas, das quais se alimentavam, eram baixas e apresentavam patas e pescoço curtos. Além disso, não havia variabilidade genética entre os membros da mesma espécie (intra-específica).

Com a alteração do ambiente, a vegetação arbustiva foi substituída por uma vegetação arbórea. Para as girafas não morrerem de fome, necessitaram se modificar, para conseguirem alcançar os ramos das árvores, agora mais altas.

lamarckismo
   

Para alcançarem os ramos mais altos, as girafas esticaram continuamente suas patas e pescoço, de forma que estes se desenvolveram (Lei do uso e desuso).

Em pouco tempo, as girafas adquiriram novas características: pescoço e patas compridas. Essas características adquiridas são transmitidas à descendência, que passa a possuir patas e pescoç também compridos (Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos).

Hoje sabemos que não é bem assim. Você consegue imaginar como os animais seriam hoje se seus órgãos mais utililzados se desenvolvessem? Bem, eles acabariam assim:

Além disso, se você malhasse muito na academia, seus filhos nasceriam 'bombados', ou se você pintasse seu cabelo ou se bronzeasse, então seus filhos nasceriam loiros e bronzeados.

As ideias de Lamarck se desenvolvem a partir de uma mudança ambiental que causa uma necessidade de adaptação por parte dos individuos.

As mudanças ambientais levam à necessidade de modificações, que para acontecerem dependem de novos comportamentos. Sendo que se o animal utiliza um determinado órgão, isso levará ao desenvolvimente dele, caso ele não use outro, levará à atrofia do órgão. Com isso, temos modificações nos indivíduos, que transmitem essas novas características para seus descendentes, que leva à modificação das espécies ao longo das gerações.

Assine nosso jornal mensal!