wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Evolução - Introdução e Evidências

Busca



 Evolução, para a biologia, é a mudança com o tempo. E muito importante, é que a mudança se dá em gerações. Por exemplo, a espécie humana, milhares de anos atrás, era muito mais baixa do que é hoje e com o passar das gerações a espécie humana ficou mais alta. Essa mudança é uma mudança evolucionária. Diferentemente disso, você alguns anos atrás era um bebê e agora é um adulto. Esse tipo de mudança não é evolução, porque ocorre apenas em um indivíduo e chamamos de 'desenvolvimento'.

Evolução e seleção natural são coisas diferentes. Uma das causas da evolução é a seleção natural, mas não é a única. Evolução, como foi dito anteriormente, é apenas a mudança através do tempo. Seleção natural é uma força que pode ser a causa da evolução ter acontecido.

Exemplo clássico de evolução:

Mariposa

Em 1848, quase todas as mariposas eram claras, pois a mariposa preta era mais fácil de ser vista. Com a poluição da revolução industrial, as árvores ficaram mais escuras, assim como todo o ambiente, principalmente o industrial. Com isso, as mariposas claras eram mais fáceis de serem avistadas, não apenas pelos humanos, mas também pelos predadores, e morreram mais rapidamente. A partir de 1895, 98% das mariposas são escuras. Chamamos isso de "melanismo industrial". Uma resposta à poluição ambiental causada por nós, seres humanos.
Isso não ocorreu apenas com mariposas, mas com diversos outros insetos e mais com as mais variadas espécies.

A poluição continuou a aumentar nos anos seguintes. No ano de 1952, temos o evento conhecido por "o grande nevoeiro de 1952" - "Big Smog". Esse período foi de severa poluição atmosférica que enconbriu Londres em 1952 por alguns dias. Esse fenômeno foi considerado um dos piores impactos ambientais até então. Milhares de pessoas morreram e outras milhares ficaram doentes.
Em 1956 e 1968 foram sancionados pactos de ar limpo - 'Clean Air Acts' -, leis para controle dos níveis de poluição. Com isso as árvores que antes estavam escurecidas, devido à poluição, tiveram um pouco de sua cor normalizada.

Nós tivemos a seleção de mariposas pretas e agora temos a seleção novamente das claras.



Você consegue identificar rapidamente a mariposa na foto acima? Seus predadores, pássaros famintos, têm dificuldade. Por isso eles são capazes de encontrar mais rapidamente as pretas em um ambiente como esse.
 No gráfico ao lado podemos compreender melhor o que houve com as mariposas pretas.

No ano de 1959 temos mais de 90% de mariposas escuras. Em 1981 começa a ocorrer uma queda no número desses insetos. Em 1992 continua a cair. E nos anos 2000 já é dificil de se encontrar essas mariposas pretas.

Isso ocorre na Inglaterra, nos Estados Unidos, no Japão, etc. O mesmo processo se deu momentaneamente em diversas localidades diferentes.
Esse é um exemplo de evolução por seleção natural.

Pergunta: A evolução por seleção natural é apenas uma teoria?

Podemos dizer que a evolução por seleção natural é matematicamente inevitável. Não há uma maneira de 'evitar' a evolução por seleção natural. Podemos ver através de uma geração 'bem-sucedida' seu aumento percentual em relação à uma geração 'mau-sucedida', pois menos sobreviventes originarão menos decendentes, enquanto mais sobreviventes darão origem a mais decendentes, que levarão suas informações genéticas privilegiadas à frente.

Assine nosso jornal mensal!