wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Esquistossomose

Busca

A esquistossomose, também chamada de barriga d'água ou bilharzíase, é uma verminose causada por platelmintos parasitas pertencente à classe dos Trematoda, sendo no Brasil o Schistossoma mansoni mais comum. O homem atua como hospedeiro definitivo e o hospedeiro intermediário é o caramujo.

Ciclo

Um homem infectado libera ovos do parasita nas fezes e na urina. Uma vez na água, os ovos liberam as larvas, chamadas miracídios, que contaminam os caramujos do gênero Biomphalaria.

esqisMarcas nos locais de penetração da cercária. Fonte: CDC

A larva adulta, chamada cercária,  deixa o caramujo, penetra pela pele ou mucosas do homem e caem na circulação sanguínea. Pode ocorrer inflamação, coceira ou vermelhidão na região. Na corrente sanguínea se desenvolvem e se reproduzem. Os ovos liberados podem obstruir as veias do fígado e intestino.

image preview

Os sintomas podem aparecer aproximadamente cinco semanas após o contato com as larvas. Na fase aguda ou inicial os sintomas podem incluir coceira e vermelhidão cutâneas, febre, fraqueza, náusea e vômito. Na fase crônica pode ocorrer inchaço do fígado e baço, assim como do abdome, daí seu nome barriga d'água. Além de possíveis hemorragias, com perda de sangue por vômitos e fezes.

esquistossomose4

A doença pode ser diagnosticada por exame de fezes ou biópsia da mucosa do final do intestino. Também pode ser identificada por exame de sangue, pela presença de certos anticorpos.

O tratamento é a base de antiparasitários (praziquantel ou oxamniquina), geralmente em dose única.

A prevenção consiste na identificação e tratamento dos doentes, saneamento básico, evitar contato com água de enxurrada e suspeita de estar infectada, combate aos caramujos e informação à população de risco.

Em 2012 a Fundação Oswaldo Cruz anunciou uma vacina para a esquistossomose, que está, atualmente, proxima de ser lançada.

Esquema

Ciclo-esquistossomose

   

Na História

A esquistossomose era comum no Egito antigo devido suas técnicas de agricultura. Suas plantações eram concentradas próximas ao Nilo e a manutenção e irrigação se dava com os pés descalços, as vezes dentro de água parada contaminada.

Muitas múmias egípcias apresentam lesões típicas da doença. Além disso, a doença era considerada de classe baixa e uma estratificação social forte teve início devido à doença.

A esquistossomose era um grande problema para os médicos do Egito, só ficando atrás da malária.

A doença foi descrita apenas em 1851, pelo médico alemão Theodor Maximilian Bilharz, daí o nome bilharzíase.

Assine nosso jornal mensal!