wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Dengue

Busca

dengue-combate-vila-madalen

A dengue é uma doença causada por vírus arbovírus, e transmitida por mosquitos do gênero Aedes, principalmente os da espécie aegypiti, chamados popularmente de pernilongos da dengue (Aedes aegypti). É um mosquito geralmente escuro e rajado de branco, menor que um pernilongo comum (menos de 1 cm), de voô baixo, que pica durante o dia e se desenvolvem em água parada limpa. A dengue é um problema de saúde pública, principalmente em países tropicais cujo clima propicia a reprodução do mosquito vetor.

O mosquito é infectado ao picar um animal já infectado (humanos e possivelmente alguns macacos). O período de incubação dura entre 8 e 11 dias. Após esse período, o mosquito fica infectado por toda a sua vida, que dura em média 45 dias e apresenta uma média de 300 contaminações durante esse período. O vírus é injetado na pele pela saliva do mosquito. Não ocorre transmissão da doença entre pessoas por contato direto, nem por água ou alimentos.

Para quem já teve dengue uma vez, deve-se tomar muito cuidado. Em uma segunda contaminação, há maior chance de a doença evoluir para a forma hemorrágica, que pode ser letal.

Ciclo de vida: o vírus se reproduz no interior do mosquito vetor e se instala em seu intestino e glândulas salivares. Quando a fêmea contaminada pica um humano, ela injeta uma substância anticoagulante, produzida por suas glândulas salivares, juntamente com os vírus. Ao se alimentar do sangue de uma pessoa doente, a fêmea do mosquito se contamina e passa a ser o vetor do vírus.

Os sintomas podem ser diferentes, dependendo da variedade do vírus e se a pessoa já contraiu a doença anteriormente - ou pode também ser assintomática. Os sintomas mais comuns são: fortes dores de cabeça, dor nas juntas, variações na temperatura corpora, dor na região atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, cansaço e mal-estar. No caso de uma variedade mais grave, a dengue hemorrágica, a coagulação sanguínea é prejudicada, ocasionando hematomas e hemorragias. A infecção pode ser detectada por ume xame de sangue, que verifica a presença de vírus ou anticorpos.

dengue

Apesar da intensa dor, pessoas contaminadas não devem tomar medicamentos como aspirina, Melhoral, Doril, Sonrisal, Buferin ou anti-inflamátorios, pois remédios à base de ácido acetil salicílico e anti inflamatórios podem facilitar o sangramento.

Não existem vacinas para a dengue. Por isso a profilaxia inclui a eliminação dos focos do mosquito. A fêmea coloca seus ovos em locais contendo água limpa e parada. Então, evitar acúmulo de água em vasos, restos de lixo, entre outros, auxilia no controle da propagação do vetor. Também recomenda-se o uso de repelentes e inseticidas.

dengueprev

Assine nosso jornal mensal!