wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Bacalhau é um peixe?

Busca

Quem já ouviu aquela famosa expressão "cabeça de bacalhau" que se refere a uma pessoa de cabeça oca, deve ter ficado se perguntando: como é uma cabeça de bacalhau? Porque ela é separada do corpo? Porque não é vendida assim como os outros peixes?. Um dia ao realizar uma prova de biologia me deparei com uma questão mais ou menos parecida, o que me levou a fazer uma pesquisa mais detalhada posteriormente.

Algo que deve ser esclarecido antes de tudo: "Bacalhau" não é um peixe.

O termo "bacalhau" é muitas vezes confundido erroneamente como um tipo de peixe, e na verdade se trata de um processo que o mesmo recebe (salga e cura). Em meados do seculo XIV essa iguaria foi introduzida na alimentação portuguesa, quando em suas longas viagens seria inevitável a decomposição da carne os pescadores para manter suas pescas conservadas e próprias para consumo adquiriram o habito de salgar os peixes, retirando assim suas visceras junto da cabeça, já que ambos atrapalham o processo e não tem valor comercial, e assim se tornou mundialmente famoso.

Existem algumas espécies de peixes usados para o método de salga e cura, as mais conhecidas são a Gadus morhua (encontrada no oceano atlântico) e a Gadus macrocephalus (encontrado no oceano pacifico). Vivem em águas geladas e se alimentam de pequenos peixes. Geralmente são pequenos, embora alguns cheguem a dois metros e até 100 kg.

No Brasil o bacalhau custa em média de R$20,00 a R$80,00 o quilo dependendo da sua espécie.

Gadus morhua


Gadus macrocephalus



Peixe após salga e cura - Bacalhau