wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Dedos Enrugados

Busca

Por que os dedos ficam enrugados após um certo período na água?

O senso comum sugere que se trata apenas da absorção da água pela pele. Porém, algumas perguntas têm deixado os cientistas intrigados. Por que o enrugamento aparece apenas nas mãos e nos pés? E por que as rugas mais proeminentes ficam nas pontas dos dedos? Os cirurgiões sabem que, quando os nervos dos dedos são cortados, as rugas desaparecem, o que sugere que o processo é controlado pelo sistema nervoso.

Assim como a banda de rodagem de um pneu, as rugas melhoram o atrito.

Cientistas da Grã-Bretanha, da Universidade de Newcastle (norte da Inglaterra), descobriram que o fato de nossos dedinhos ficarem enrugados após um certo período imersos na água pode ser uma vantagem evolutiva adquirida pelo ser humano durante sua evolução por milhares de anos.

O experimento consistia em pegar bolas de gude imersas em um balde e passá-las por uma pequena abertura para a outra mão, para colocá-las em outro lugar. Os voluntários com dedos enrugados foram capazes de realizar essa tarefa muito mais rápido do que os voluntários com dedos lisos.

Com isso, conclui-se que, as rugas tem a função específica de tornar mais facil o manuseio de objetos embaixo da água ou de superfícies molhadas em geral, isso pode ter sido uma vantagem aos primeiros humanos quando procuravam alimentos.

Sempre se acreditou que os dedos enrugados indicavam inchaço da pele ao entrar em contato prolongado com a água. Ou seja, apenas uma reação sem função aparente.

Entretanto, pesquisas mostram que as rugas são um sinal de vasoconstrição em resposta à água, que é por sua vez, controlada pelo sistema nervoso.

"Se os dedos enrugados fossem apenas o resultado do inchaço da pele ao entrar em contato com a água, eles poderiam ter uma função, mas não necessariamente", disse o cientista Tom Smulders, do Centro de Comportamento e Evolução da Universidade de Newcastle.

"Por outro lado, se o sistema nervoso está ativamente controlando essa reação em certas circunstâncias e não outras, é mais fácil concluir que há uma função por trás disso que é resultado da evolução. E a evolução não teria selecionado essa resposta se ela não nos conferisse algum tipo de vantagem."

O próximo passo agora é verificar se essa reação se dá também em outros animais, principalmente primatas.

O aparecimento de rugas foi confirmado apenas nos seres humanos e nos macacos cercopitecíneos.

Com isso, conclui-se que o enrugamento pode ter uma finalidade: melhorar a aderência e o atrito.

"Se está presente em muitos primatas, então minha opinião é que sua função original pode ter sido locomotora, ajudando a se deslocar em vegetação úmida ou árvores molhadas. Por outro lado, se é apenas em humanos, então podemos considerar que é algo muito mais específico, como procurar por comida dentro e à beira de rios."

Fonte: BBC Brasil; New York Times