wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Concha Peixe

Busca

Lampsilis é um gênero de moluscos bivalves de água doce, pertencentes à familia Unionidae.

Esse molusco segue um dos princípios mimetismo, fenômeno esse descoberto no século XIX, também foi muito importante para o desenvolvimento da teoria da seleção natural de Darwin.

Um exemplo de mimetismo é a coloração de adventência de mau-gosto em borboletas, que é aprendida e reconhecida pelos pássaros e consequentemente essas borboletas são evitadas. Essa coloração é utilizadas por borboletas sem mau-gosto e perfeitamente comestíveis, para se proteger dos pássaros. Com outras palavras, borboletas comestíveis "imitam" (mimica) procedimentos realizados pelas borboletas 'não-comestíveis' para se proteger.

A Lampsilis mussel vive nos rios da América do Norte e apresenta um ciclo reprodutivo um tanto quanto curioso. Quando jovem ele é um parasita de guelras de peixes e vive aderido à elas absorvendo sangue e se nutrindo. Mas como chegar até o peixe se moluscos não nadam?

Os moluscos adultos apresentam uma parte de seu corpo que "imita" um peixe menor, que seria a presa dos peixes maiores, utilizados por seus jovens. Quando o peixe literalmente "morde a isca", ocorre uma explosão de pequenos Lampsilis no ambiente, sendo que muitos se aderem às guelras do peixe que atacou.

Após um tempo, quando maiores eles caem dessas guelrras e podem se desenvolver sozinhos. Na foto abaixo você pode ver os filhotes aderidos às brânquias do peixe.

O curioso é que o molusco apresenta essa forma representativa da presa do outro peixe maior sem nunca tê-lo visto. Então, como ele poderia saber como o peixinho é? Mais interessante ainda é que muitos peixes estão "aprendendo" a reconhecer os peixinhos falsos e não atacam mais. Por causa disso ainda há muita variação de formas e cores, melhorando cada vez mais a aparência dessa imitação. Isso cria uma grande diversidade que só tende a aumentar até hoje.