wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Cnidários / Celenterados

Busca

249206992

O filo Cnidaria (que tem cnida = urtiga) ou Celenterata inclui as hidras, águas-vivas, anêmonas-do-mar e corais. Apresentam simetria radial e são colocados na divisão Radiata.

Ao contrário das esponjas, os cnidários possuem uma cavidade intestinal revestida por uma endoderme, como a maioria dos outros animais. No entanto ela é referida como celêntero ou cavidade gastrovascular e atua tanto na digestão quanto na circulação. Essa cavidade abre-se externamente para formar uma boca. Tentáculos circundam a boca para ajudar na captura e ingestão de alimento.

cnidarios

Os cnidários podem ser natantes ou sésseis, que é o caso da medusa e dos pólipos, respectivamente. Além disso, podem formar colônias, como é o caso dos corais e das caravelas.

Os cnidários possuem uma célula especial chamada cnidócito. Os cnidócitos aparecem por todo o corpo do animal, mas em maior número nos tentáculos. Dentro do cnidócito fica guardado um filamento urticante que causa queimaduras. O filamento é liberado em resposta ao toque. Essas células participam da defesa dos cnidários contra predadores e na captura de presas.

2580

Os cnidários possuem uma boca que se abre na cavidade gastrovascular, onde o alimento é parcialmente digerido e distribuído. Então, os restos são eliminados pela própria boca, pois eles não possuem ânus.

Os cnidários possuem três camadas de células: a epiderme, mais externa, a gastroderme, que reveste a cavidade gastrovascular, e, entre elas, a mesogléia. A mesogléia oferece às medusas seu aspecto gelatinoso. A epiderme é originada do folheto germinativo chamado ectoderme, enquanto a gastroderme é originada da endoderme. Por isso, os cnidários são considerados animais diblásticos.

Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem células nervosas (neurônios), que são dispostas de modo difuso no corpo.

A respiração e excreção ocorrem por difusão através de toda a superfície do corpo. Assim como as esponjas, eles não possuem estruturas especiais para isso.

Assine nosso jornal mensal!