wigs for women wig types hair extensions for short hair headband wigs human hair wigs wig types sepia wigs wigs for black women forever young wigs synthetic hair lace wigs wig store human hair falls sherri shepherd wigs lace front wigs best wigs wigs for black women raquel welch wigs lace front wigs human hair wigs wigs for black women wigs for women cheap wigs lace front wigs human hair wigs hairpieces for women
BioInfo - Células-tronco

Busca

Células-tronco são células capazes de se diferenciar e produzir outros tipos de células por mitose e diferenciação celular.

As células-tronco embrionárias chamadas totipotentes são capazes de se diferenciar em qualquer tipo de célula. Nos humanos podemos encontrar células-tronco totipotentes nos embriões.

3364401


As células totipotentes são as primeiras células do óvulo fecundado, até a fase de mórula. As células retiradas da próxima fase do desenvolvimento embrionário, o blastocisto, são chamadas pluripotentes, mas em contrapartida elas não podem gerar um organismo como um todo.

   

Em 2006, um pesquisador japonês (Shinya Yamanaka) desenvolveu uma técnica revolucionária para a produção de células pluripotentes, através da reprogramação genética de células adultas de camundongos e, em 2007, de células humanas. As células são reprogramadas pela adição de quatro genes chamados oct-4, sox-2, Klf-4 e c-Myc, através do uso de vetores virais (vírus modificados que transportam os fatores para dentro da célula a ser reprogramada).

563391

A reprogramação pode ser feita com diferentes tipos celulares, mas, em geral, são usadas células da pele. As células derivadas por esse método, chamadas de células-tronco de pluripotência induzida (iPS) são muito similares às células-tronco embrionárias, apresentando as mesmas características de auto-renovação e potencial de diferenciação.

   

As células adultas podem ser extraídas da medula-óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros. No entanto, essas células apresentam certa limitação na sua capacidade de diferenciação.

As células-tronco mesenquimais estão presentes no estroma do tecido (que sustenta as células) e podem se diferenciar em vários tecidos. Além disso, possuem grande capacidade de reparação e regeneração e atividade imunossupressora. Nos adultos residem principalmente na medula óssea e tecido adiposo.

Essas células são chamadas de multipotentes.

9146593
   

Sua importância hoje em dia está altamente relacionada com a regeneração de órgãos e as pesquisas atuais focam especialmente em doenças degenerativas, como Alzheimer, osteoporose, cegueira, etc. Espera-se que qualquer doença ou condição, como paralisia por danos na coluna, possa ser resolvida por meia da regeneração ou substituição do órgão envolvido a partir das células-tronco.

 

Esse tema é amplamente discutido e pode ser tema de redações e questões do seu vestibular.
Uma das polêmicas envolvidas é a de que se os embriões podem ou não ser considerados seres com vida e podem ser utilizados na pesquisa. No Brasil, a pesquisa com células-tronco embrionárias já foi liberada.

Fonte: UFRJ

Assine nosso jornal mensal!